Triunfo do Amor: 10 Virtudes de Ouro para um Casamento Feliz

Conheça as 10 virtudes de ouro que vão encher seu lar de felicidade e harmonia, levando seu relacionamento ao triunfo do amor.

1 – O Amor

Certamente, o amor verdadeiro é o ponto de partida para o triunfo do amor! Mas, facilmente é confundido com paixão, desejo sexual, posse, apego, carência, dependência psicológica e facilidades financeiras.

Por isso, não se engane e não se deixe enganar. O amor verdadeiro é altruísta, fiel, honesto, respeita, compartilha, soma, coopera e busca a felicidade do outro.

2 – A Compreensão

A compreensão nos faz entender de forma ampla e verdadeira tudo o que envolve a relação. O que leva o casal a amar-se mais e a conhecer-se mais.

Por isso, é importante reservar um tempo para refletir e compreender sobre:

  • Primeiramente, “a parte que me cabe”. Ou seja, o esforço individual que devo fazer pelo triunfo do relacionamento, como: expressar este amor em fatos, nas palavras, gestos, atitudes, escolhas e prioridades.
  • Como meus defeitos prejudicam a relação e como superá-los.
  • As dificuldades e fraquezas dos outros e como ajudá-los a superá-las.
  • Aprender com as dificuldades, crescer e superá-las juntos.
  • Que tudo tem um tempo e cada um tem o seu tempo, é preciso ter paciência.
  • Na vida tudo passa, só precisamos nos esforçar para passar por tudo da melhor forma possível.

Acima de tudo, é preciso compreender que o triunfo do amor é uma conquista diária!

3 – A Responsabilidade

Os sentimentos de gratidão, confiança e admiração de um pelo outro alimentam o amor. Mas, só surgem no relacionamento quando cumprimos com as responsabilidades que temos no lar e com as pessoas que ali vivem.

Por isso, não meça esforços para cumprir com suas obrigações. Assim você estará levando harmonia a este lar e criando assim um ambiente favorável e frutífero para o triunfo do amor.

4 – A Cultura

Algo que faz grande diferença na vida do casal é a cultura. Isso porque ela tem o poder de inspirar, elevar nossos estados de ânimo, florescer sentimentos nobres e alimentar a nossa alma.

Por isso, aproveitem o tempo juntos. Realizem atividades que despertem o melhor de vocês. Busquem conteúdos que estimulem bons pensamentos, bons sentimentos e a vontade de ser melhor.

Além disso, não esqueçam de cultivar no dia-a-dia a gentileza, a cortesia e as palavras carinhosas. Quem planta amor, colhe felicidade!

5 – A Caridade

A caridade é o amor na prática e deve estar sempre presente na vida do casal!

A magia do amor acontece quando nos preocupamos com o outro, dedicamos tempo para fazê-lo feliz e o ajudamos em suas necessidades.

O coração vibra diante de um ato de cuidado, carinho e atenção vindos da pessoa que amamos. Nos enchemos de alegria e gratidão ao perceber no outro a disposição em ajudar; e então nos sentimos felizes por ter ao lado alguém com quem podemos contar.

Portanto, não abra mão dos gestos caridosos. Vai ajudar muito na construção deste amor ser um bom ouvinte e ter sempre palavras de ânimo, alento ou perdão. Não se esqueça que calar ante o defeito do parceiro ou quando as palavras não vão produzir nada de bom, também é caridade!

6 – A organização

Uma casa organizada se torna um ambiente gostoso, que queremos estar. Pois nos reconforta e gera estados de harmonia, equilíbrio e bem estar. Sem falar que minimiza muitos contratempos, estresses e incômodos no dia-a-dia.

Para deixar a vida do casal mais leve e tranquila, o que vai ajudar muito para o triunfo do amor, também precisamos estar atentos a :

  • Organização pessoal, pois o auto cuidado, o asseio e boa apresentação pessoal ajudam muito a manter acesa a chama do amor.
  • Organização financeira, o que evitará que o dinheiro saia por uma porta e o amor pela janela.
  • E finalmente, a organização do tempo. Muito necessária, para darmos a devida atenção a todas as áreas, sem postergar e sem negligenciar. E principalmente, sem deixar que uma coisa tome o espaço da outra.

7 – A alegria

A alegria anima, motiva e dá sentido a vida. Por isso, não perca uma oportunidade de demonstrar sua satisfação e contentamento com um belo sorriso. Sorria ao amanhecer, sorria ao cumprimentar seu amor, sorria sempre… Um sorriso verdadeiro é um bálsamo para o coração!

A felicidade se instala no lar quando irradiamos a alegria de viver. Para isso não precisamos de muito. Basta dar valor às pequenas coisas e reconhecer as dádivas que temos aqui e agora, sem projetar a felicidade para o futuro ou para as coisas que ainda queremos conquistar.

Sinta a alegria do momento! Nada melhor do que estar com as pessoas queridas, passando um tempo de qualidade e divertindo-se de forma sadia.

Mantenha o espirito jovial e empreendedor. Não deixe faltar a alegria na vida a dois, pois ela é a arma mais poderosa para vencer as dificuldades e superar as amarguras!

8 – A vontade

A meta de todo casamento é a felicidade e o triunfo do amor. Mas, só poderemos conquistá-la se exercermos a nossa força interior chamada de vontade.

Essa força nos torna capazes de transpor todos os obstáculos da vida. Portanto, se algo não vai bem, não se acomode, compreenda o que atrapalha a felicidade do casal e mude.

Cada dia é uma oportunidade de avançar, corrigir e fazer diferente. Então, tenha continuidade de propósito e use sua força de vontade para fazer as transformações necessárias em si mesmo e na vida a dois.

9 – A sinceridade

Ao formar um lar, decidimos compartilhar com o outro o que temos de mais importante: a vida e o amor que existe em nós. A partir dai, começamos a trilhar juntos o caminho da vida, na mesma direção e com o mesmo objetivo: conquistar a felicidade e o triunfo do amor. Por este motivo, ao trair a confiança de nosso companheiro, traímos também a nós mesmo, porque é a mesma vida, a mesma meta, o mesmo caminho e o mesmo amor.

A sinceridade reflete a nobreza do nosso caráter, nos ensina a ser bons amigos, bons amantes e faz florescer coisas lindas no caminho do amor. Portanto, seja fiel, sincero, verdadeiro e honesto. Isso fará de você uma pessoa confiável, digna e merecedora do carinho, afeto e amor do outro.

A desonestidade, a mentira e a traição são ervas daninhas, que pouco a pouco, matam o amor e enchem o lar de espinhos e amarguras. Por isso elimine estas pragas que destroem o relacionamento e fazem fracassar o amor. Cultive a sinceridade entre o casal, ela é a base de tudo. E somente sobre ela o amor pode crescer, dar seus frutos e triunfar.

10 – A mística

A mística nos faz reconhecer a presença de Deus em tudo e compreender que Ele, como princípio divino, está em mim, no outro, na natureza e na vida. Então esta compreensão passa a nortear e guiar nossas ações, nos levando a ter uma atitude correta conosco mesmo, com as pessoas e com a vida.

Viver com mística levará ao triunfo do amor, pois nos enche de paz, força e sabedoria para vencer. Para isso, precisamos reconhecer a presença de Deus em 4 aspectos:

  1. O princípio divino em mim. Nos integramos com nossa divindade quando ouvimos nossa consciência e exercemos o nosso melhor. Ou seja, meus valores, minhas virtudes, minha força interior, meu melhor pensamento, meu melhor sentimento e minha melhor atitude diante da vida.
  2. O princípio divino no outro. Reconhecer o princípio divino no outro nos leva à retidão, à caridade, ao perdão e ao amor ao próximo.
  3. O princípio divino da natureza. Reconhecer o princípio divino na criação nos faz respeitar e cuidar da vida em todas as expressões.
  4. O princípio divino da vida. A vida é a escola da alma. Por isso, veja cada dia como uma oportunidade de crescimento. Aprenda com as pessoas e com os problemas. E sempre se pergunte: O que a vida quer me ensinar com esta situação?

Desenvolver a mística em si e no seu lar. Busque o autoconhecimento, momentos de oração, meditação e integração com a natureza. Assim emergirão os sentimentos mais nobres e puros de seu Ser e com certeza o amor triunfará!

A Ageacac promove curso gratuitos de autoconhecimento, meditação e desenvolvimento pessoal, saiba mais informações em nosso site.

Texto inspirado no livro As Dez Regras de Ouro para um Lar Feliz.

Leave a Comment